Um estudo publicado na revista científica Obesity concluiu que homens obesos ou com excesso de peso sentiram uma redução na fome durante o processo de emagrecimento, ao consumirem entre 18% a 35% de proteínas. A conclusão é que refeições ricas em proteínas aumentariam a sensação de saciedade ao longo do dia. Este trabalho compara esta com outras dietas com consumo de alimentos proteicos em quantidades consideradas normais.
Comer menos refeições por dia com maiores quantidades de proteína pode oferecer mais saciedade do que comer refeições menores e mais frequentes. “O nosso conselho para quem está a tentar perder peso é adicionar uma quantidade moderada de proteínas nas três refeições regulares do dia para ajudar a controlar o apetite e a sensação de satisfação”, afirmou o investigador Wayne W. Campbell.
Para o estudo, os responsáveis recrutaram apenas homens pois eles tendem a comer mais carne e são estudados com menos frequência do que as mulheres. Vinte e sete homens com excesso de peso foram divididos num grupo de alto consumo de proteínas e num grupo de consumo normal de proteínas, consumindo todos uma dieta de restrição calórica durante 12 semanas – 750 calorias a menos do que sua dieta normal – uma média de cerca de 2.400 calorias por pessoa. A dieta de proteína normal era composto de 14 % da energia proveniente de proteínas, 60 % de hidratos de carbono e 26 % de gordura, e a dieta de alta proteína teve a mesma quantidade de gordura, mas 25 % da energia proveniente de proteínas e 49 % de carboidratos.
Resultados do estudo também demostraram que homens que comeram menos refeições por dia com maiores quantidades de proteína magra apresentaram uma taxa maior de saciedade do que os homens que comeram a dieta com níveis normais de proteínas.”Embora tenhamos descoberto que a fome, o desejo de comer e a preocupação com pensamentos sobre comida diários não foram diferentes entre os homens das duas dietas, o grupo que ingeriu maior quantidade de proteína experimentou maior satisfação durante o dia”, afirmou a responsável do estudo, Heather J. Leidy.
Parece que fontes de proteína vegetal continuam a ser desprezadas não só pelo público em geral como também pela ciência, quando tradicionalmente são várias as civilizações a depender maioritariamente delas, e creio que foi precisamente o afastamento das dietas tradicionais que nos trouxe onde nos encontramos hoje. O factor saciedade será de facto importante na quantidade de alimentos ingeridos, e esta pode derivar da quantidade de proteína ingerida, mas alimentos como as leguminosas podem também ser uma óptima fonte de proteína. Acima de tudo, questiono não só as fontes de hidratos de carbono neste tipo de dietas, mas sobretudo a necessidade que a generalidade das pessoas tenha de ingerir ainda mais proteína animal.



